segunda-feira, 18 de agosto de 2014

[EDI] Conceitos

CARACTERISTICAS DA FOTOGRAFIA EDITORIAL / O QUE É BRIEFING?
O que é SLOW FOOD; O que é LOW KEY; O que é HIGH KEY.


Características da Fotografia Editorial:

O ponto mais importante de um fotógrafo editorial é desenvolver um estilo fotográfico que distinga seu trabalho dos demais e se adapte à sua criatividade. Analisar trabalhos de outros fotógrafos, cujo estilo influenciou na atividade, darão uma grande fonte de inspiração. Considerar as necessidades e exigências dos veículos de divulgação (revistas, agências, etc) servirá para garantir que seu estilo seja um produto atraente.
O Editorial caminha entre o publicitário e o autoral. Não há regras rígidas a serem seguidas. A criatividade do fotógrafo e do diretor de arte movem o trabalho.

Briefing:

O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções para um trabalho. O termo é utilizado na administração, relações públicas, publicidade, design e fotografia. Diferentemente do layout, do qual é dado um modelo pronto, com instruções para serem minuciosamente seguidas, o briefing abre espaço para que o profissional interprete as informações a sua maneira, utilizando de sua própria criatividade.

Slow Food:

O Slow Food é um movimento iniciado por um jornalista italiano, Carlo Petrini. Objetivo é promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente, se opondo a grandes redes de fast-food e alimentos industrializados, que proporcionam uma comida de péssima qualidade. Segundo eles, o alimento que comemos deve ter um bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais. Eles, não só preparam os alimentos como também são co-produtores dele. O preparamento e a degustação da comida devem ser feitas de forma lenta, além de uma simples forma de alimentação: a comida também pode e deve ser apreciada.

Low Key:

A foto low key é predominantemente escura.Usa menos luz (geralmente luz dura) e utiliza um maior aproveitamento de sombras. Com um fundo escuro, posicionamos a pessoa ou o objeto fotografado com o auxílio de uma, no máximo duas luzes com uma iluminação pontual, apenas nas áreas de interesse.. A intenção é criar um clima mais dramático.

High Key:

Contrária ao Low Key, a foto High Key é predominantemente clara, quase "estourada". A iluminação deve obter auxílio de rebatedores e difusores. Sendo bem distribuída, não existem muitas sombras e os elementos da foto também são de tons claros.


Referências Bibliográficas:
Curso de Fotografia de Moda. Siegel, Eliot. Editorial Gustavo Gili, SL, Barcelona, 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing
http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/28899-fotografia-aprenda-a-utilizar-as-tecnicas-low-key-e-high-key.htm
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-highkey
http://pt.wikipedia.org/wiki/Slow_Food
http://www.slowfoodbrasil.com/slowfood/filosofia



Nenhum comentário:

Postar um comentário